quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Coadjuvante, celebridades no futebol e o time do Semestre




26 do segundo da final da Copa do Brasil. Vitória x Santos. 1 x 1. Quase terminando o jogo e segunda vez que eu ouço falar do Robinho. A volta dele teve muito menos impacto que a volta do Ronaldo pro Corinthians. Durante a Copa do Mundo foi a mesma coisa. O Robinho aparecendo mais na marcação que no ataque. O único momento que o cara me chama a atenção é quando faz aquela cara feia no começo do jogo contra a Holanda. Coisa de poucos anos, Robinho era o craque de 2 campeonatos brasileiros.

Agora Robinho aparece mais nas manchetes das colunas de fofocas do futebol e nas propagandas de TV. Parece que vai voltar pro Manchester City, time de segunda categoria na Inglaterra. Mais ou menos como Ronaldinho, o astro pop do Milan, que não brilha desde antes da Copa de 2006 e está por cima em tudo aquilo que chamamos de entretenimento. Kaka mesma coisa. Cristiano Ronaldo chegou a virar estátua numa propaganda da Nike.

São as estrelas do futebol. Que valem mais que a maioria dos times que disputam os campeonatos da primeira divisão. São aqueles sortudos, que brilham durante um ou dois campeonatos e conseguem ser estrelas por muito mais tempo, o suficiente para virar uma celebridade. São como as estrelas de Hollywood, que acabam aceitando os piores papéis pra entrarem nas mega-produções se tornando cada vez mais famosos, cada vez menos interessantes.

Não sei porque, mas me vêem à mente estrelas como Maradona e Mike Tyson nos anos 80 e Michael Jordan, Romário, Ronaldo e Michael Schumaker na década de 90. Ao contrário das estrelas atuais, as celebridades esportivas de épocas não tão distantes eram grandes vitoriosos antes de chegarem ao estrelato, com uma história de sucesso muito maior que a das celebridades atuais. Como é fácil hoje em dia ser astro. Como é difícil nossos astros conquistarem alguma coisa...

40 minutos do segundo tempo. Robinho acaba de sair do jogo. Sua última partida antes de voltar pra Europa. Parabéns ao Santos. Realmente merece o título após a brilhante campanha do primeiro semestre. Sim. Esse time foi melhor que o encantador palmeiras de 2006,campeão paulista, que porém perdeu a final pro Cruzeiro no campeonato principal do semestre. Parabéns Neymar! Parabéns Paulo Henrique Ganso! Quem sabe não seriam craque da Copa? Parabéns Dorival Jr! Coadjuvante como jogador e dando a volta por cima como técnico, em seu segundo título de expressão, seu primeiro título nacional! Parabéns ao bom futebol! Parabéns Alex!

Nenhum comentário:

Postar um comentário